Os ventos fortes que surpreenderam os alagoanos nessa quinta-feira, 2, podem ser registrados até o próximo domingo, 5. A informação foi passada pelo meteorologista Emanuel Teixeira, em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) já havia comunicado que o aumento dos ventos pode se intensificar nesta sexta, 3, e a velocidade deles podem chegar a mais de 50 Km/h.
"O VENTO NORDESTE VOLTOU. TINHA DADO UMA PAUSA E VOLTOU. NO MÊS DE NOVEMBRO É COMUM E DEVE PERMANECER ATÉ O PRÓXIMO DOMINGO. ELE É CAUSADO POR SISTEMA DE ALTA PRESSÃO QUE SE INTENSIFICA SOBRE O OCEANO PRÓXIMO À COSTA. E PODE VARIAR DE 22 A 55 KM/H. ELE CHEGA NESSE ÁPICE, E FICA MUITO FORTE, E PODE CAUSAR TRANSTORNOS PARA A POPULAÇÃO. ENTÃO É BOM FICAR ATENTO", DISSE TEIXEIRA.
"Como é um ar seco e quente, a tendência é de que a temperatura se eleve. Com a proximidade do verão, a expectativa é que a temperatura aumente cada vez mais e a umidade do ar venha a diminuir", complementou o meteorologista.
Teixeira destacou ainda que a velocidade dos ventos deve diminuir a partir da próxima segunda-feira. "Ele deve enfraquecer depois do fim de semana, se afasta um pouco, e aí começa a predominar o vento leste e o vento sudeste, que aí é mais calmo", salientou.
De acordo com a SEMARH-AL, as variações de pressão, linhas correntes, nas camadas mais baixas da atmosfera, favorecem ao aumento da intensidade dos ventos sobre as regiões ambientais da metade leste de Alagoas. E com isso, as regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco podem registrar ventania.
0 Comentários