Em maio deste ano, o Brasil já tinha recebido apoio de praticamente todos os países sul-americanos e caribenhos


O Brasil foi escolhido por unanimidade, como sede da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023), que deve acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. A decisão aconteceu durante a sessão plenária da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda-feira (11). 

Em maio deste ano, o Brasil já tinha recebido apoio de praticamente todos os países sul-americanos e caribenhos, sendo essa uma exigência da ONU para a escolha do país sede dos encontros do clima. Após a aprovação, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, agradeceu a indicação que o grupo de apíses da América Latina e do Caribe e anunciou a escolha da cidade de Belém como sede do evento. 

Essa é a primeira vez do evento na Amazônia, a COP Belém, em 2025, será o marco de 10 anos do Acordo de Paris, a principal convenção climática da ONU, assinada em 2015 durante a COP21, na capital francesa. O documento estabeleceu metas para a redução de emissões de gases causadores do aquecimento global. Em 2024, a COP29 será no Azerbaijão, país que fica entre a Ásia e a Europa.