O neurocirugião que pilotava o avião que caiu em Teresina (PI), neste domingo (8), informou à torre de controle do aeroporto da capital que “perdeu a hélice” da aeronave durante o voo.

O “perda de hélice” é usado para se referir a uma pane no motor do avião e que a hélice parou de girar. A conversa entre o piloto e a torre de comando foi divulgada e revelou o pedido de ajuda. 

“Controle Teresina! Papa declara emergência, vai para pouso […] Teve uma pane de hélice aqui e vai para pouso, procurando um ponto de pouso”, disse o piloto. A torre de comando disse que estava ciente, pediu para que o piloto informasse qual era emergência e o local para pouso.

Duas pessoas ficaram feridas no acidente, o piloto Jacinto Barbosa Lay e uma jovem de 27 anos, que estava na moto e teria sido atingida por parte da aeronave no momento da queda. Segundo informações do G1, o médico sofreu traumatismo cranioencefálico e fratura nas pernas e encontra-se internado em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).